Portfolio > Folha de SP > reportagens > 1999

‘Fantástico’ revela truques e irrita mágicos brasileiros, 24/01/1999


Foto Jorge Araújo/Folha Imagem
Legenda: Ammirati e Finochi (à dir.) querem o Mister M fora do ar


ALEXANDRE MARON da Reportagem Local

Desde o dia 3 de janeiro, a classe dos mágicos brasileiros está mobilizada para fazer com que um quadro do “Fantástico”, da Rede Globo, desapareça.O programa está mostrando uma série norte-americana em que um mágico mascarado, o Mister M, revela os segredos de truques tradicionais.

O “Fantástico” promete revelar a identidade do mágico ao fim da série, mas ela já é conhecida. Mister M é na verdade Valentino, um mágico que dava shows em Las Vegas.Ele tira a máscara no quarto episódio do programa. No Brasil, isso pode demorar meses, porque o “Fantástico” desmembrou os programas em quadros de curta duração.

“Muitos truques são o ganha-pão de mágicos pequenos, que estão sendo ridicularizados em festas”, diz Paschoal Ammirati, presidente da Associação dos Mágicos de São Paulo, entidade que estuda pedir a suspensão da série na Justiça.

No truque da jaula, em que uma mulher vira tigre, exibido no último domingo, o prejuízo por não usar mais a ilusão exibida na TV pode ser de US$ 20 mil, o preço do equipamento.Richard Massone, 46, mágico do circo Tihany, retirou o truque do seu repertório. “Tenho 40 ilusões e posso variar. O que um mágico menos afortunado pode fazer?”, diz. A profissão de mágico é regulamentada e exige teste de aptidão para receber o registro. Revelar os segredos é considerado uma quebra do código de ética.

De todo o país chegaram cartas de protesto à Globo. A direção de jornalismo da emissora respondeu que o quadro continua. As mensagens mais exaltadas foram exibidas para ilustrar a polêmica causada.”Eles dizem que a série fará as crianças se interessarem por mágica, mas há truques perigosos que mataram profissionais treinados”, conta Enio Finochi, 62, presidente da Academia Brasileira de Arte Mágica. Procurada pela Folha, a direção do “Fantástico” não se manifestou.

Conte para os amigos!