Sobre o autor


(Foto: Ricardo Corrêa)

Alexandre Maron é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Media Management pela University of Westminster, do Reino Unido.

Ingressou na Folha de São Paulo em 1998. Lá escreveu para diversos setores, com predominância na Ilustrada e no extindo caderno de TV do jornal, o TV Folha. Se destacou pelas reportagens sobre cultura pop e entretenimento.

Em 2000, foi para a EDITORA GLOBO e participou da equipe que reformulou o guia de programação da NET, lançado no ano seguinte. Em 2003, desenvolveu a revista MONET, única no mundo a associar cultura e estilo de vida a um guia de programação. A revista era, em 2007, a oitava maior publicação mensal do país em circulação, segundo as estatísticas do IVC.

Na capa da MONET, figuraram personalidades como as atrizes Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Ana Paula Arósio, o escritor Luis Fernando Veríssimo, o jornalista Armando Nogueira, o estilista Alexandre Herchcovitch, o chef Alex Atala, os diretores Cacá Diegues, Fernando Meirelles e Hector Babenco, os atores Jack Nicholson, Tom Hanks (eleita uma das 20 melhores capas dos últimos 20 anos, no Brasil, pela ANER), Tom Cruise e Brad Pitt, a atriz Renee Zellweger e o diretor Pedro Almodovar, entre outros.

Nos últimos anos, fez diversas entrevistas com os astros e criadores de séries como “Lost“, “Desperate Housewives”, “Mad about You”, “Party of Five”, “E.R.”, “Friends”, “Arquivo X”, “Angel”, “24 Horas” (este link abre um arquivo PDF) e “Futurama”, entre outros.

Em dezembro de 2007, assumiu a direção do time que criou a revista Época São Paulo, lançada em maio de 2008. Foi o diretor de redação de ÉPOCA SÃO PAULO até outubro de 2008, quando entrou num período sabático de um ano.

Se tornou mestre em Media Management pela University of Westminster, do Reino Unido. Sua dissertação The Play Factor antecipou a onda de gamificação ao falar do uso de técnicas de game design no desenho e planejamento de conteúdos e interfaces de produtos de mídia. Foi top five de uma turma formada por alunos de todo mundo e recebeu o título de mestre com louvor.

Atualmente é Diretor de Inovação Digital, responsável por todas as operações de conteúdo digital relacionadas às marcas da empresa. Estão sob sua responsabilidade mais de 30 aplicativos para iPod, iPhone, iPad e aparelhos e tablets Android e Blackberry e a operação e atendimento de 18 websites, entre eles Quem, Época, Vogue etc.

Internet
Lançou o weblog Meninos, Eu Vi em janeiro de 2001. O blog hoje se chama alexmaron, reunindo as impressões do autor sobre assuntos que vão de política e religião até esportes e novelas. Em setembro de 2001, lançou, junto com o amigo Cristiano Dias, o site Idearo, em que qualquer pessoa podia escrever e publicar artigos sobre os mais diversos assuntos, antecipando a moda dos sites wiki. Em outubro de 2005, iniciou a produção, também junto com Cristiano Dias, do podcast RadarPOP, que traz comentários sobre cultura e entretenimento.

Na grande mídia, liderou a equipe que criou o site da revista Época São Paulo. O site traz, além de informações sobre o roteiro cultural e gastronômico da cidade, um sistema de geo-referência de todos os estabelecimentos registrados no banco de dados.

A revista estreou com um portfólio de blogs, entre eles o revolucionário UrBlog, que explorou as possibilidades do jornalismo de cidade usando tecnologias móveis, e o ousado e bem-humorado Salada de Frutas, o primeiro blog de temática gay pertencente a uma revista da grande imprensa brasileira.

Veja algumas reportagens na seção portfolio.

Conte para os amigos!