O umbiguismo é muito poderoso

 

Não me assusto com opiniões absurdamente divergentes. Essas estão no direito individual e vão disputar seu espaço na discussão democrática (de repente, o termo “discussão democrática” ficou surradinho).

O que me assusta é a total ignorância a respeito do fato de que existem outras opiniões e que elas merecem ser apreciadas, do mesmo jeito que a sua. É o total desconhecimento da existência do outro. Ou a desqualificação automática do que o outro tem a dizer.

É assustador o momento em que uma pessoa declara “O Brasil não é aquilo, é ISSO” de forma categórica. Agora sim chegou a verdade. A sua verdade é a verdade verdadeira. O resto está, simplesmente, MUITO errado. E, pior, esse umbiguismo não é retórica. É uma afirmação convicta. Vem do fundo do coração.

A mentira retórica é nojenta, mas é uma construção racional. A pessoa está mentindo, mas pelo menos entende o que está fazendo e, deliberadamente, torce o discurso para ganhar uma discussão.

Mas há quem acredite no que está dizendo de coração, não importa o quanto esteja desconectado do mundo, o quanto seja egoísta e irreal. Acreditar em algo é poderoso.

Nota: Não vou personalizar essa discussão. Mas vamos levar em conta que a pessoa que veiculou o vídeo acima o fez de livre e espontânea vontade e permitiu que seu  fosse “embutido” (“embedded”) em sites externos.

Conte para os amigos!