Pra variar, a SPTrans não sabe atender

Você tem um bilhete único?

Eu tenho um, que uso só quando preciso pegar o metrô vez por outra. Isso, claro, porque posso ir trabalhar de moto ou carro todos os dias. Nem todo mundo tem a minha sorte.

Minha empregada tem o Bilhete Único também. Mas esse é o principal meio de transporte dela para tudo. E o cartão dela foi roubado ontem. Foi quando começou o seu calvário…

O cancelamento por telefone só pode ser feito se você tiver o número do cartão. Ela não tem. Aí, imaginei eu, basta ir no cadastro dela, acessível online, e ver o número do cartão, certo? Errado. Não existe essa opção. Você só pode alterar seu endereço. Não tem como olhar seu cadastro e gerenciar seu cartão. Se você não anotou, babau para qualquer serviço remoto, via internet ou telefone. Vai ter que ir no posto SpTrans perder sabe-se lá quantas horas da sua vida.

E lá vou eu, que tive uma vida mais fácil que a da minha empregada, comparar essa porcaria de serviço ao que as pessoas têm na Inglaterra, por exemplo.

O Oyster está longe de ser perfeito, mas nunca me deixou na mão. Eles têm até uma margem de manobra pro caso de você ficar sem crédito numa hora problemática. Os fiscais do metrô, em geral, sempre eram gentis quando alguma coisa dava errado. Uma vez, a roleta estava quebrada na estação em que eu saí e eu não pude passar o meu cartão. Isso significaria a cobrança de uma tarifa cheia de £4 em vez de uma tarifa com desconto de £1 ou £2. Bastou eu avisar ao funcionário, ele entrou no meu histórico e viu que eu tinha usado o metrô na noite anterior etc etc. Me devolveu £2 imediatamente no meu crédito. E, sim, a administração do cartão pela internet era tranqulíssima.

E por que aqui tudo precisa ser burocrático e complicado justamente pra pessoas que mal conseguem entender o sistema que estão usando? Bom, imagino que é porque nós, os usuários de internet, de bancos eletrônicos e tudo mais somos a minoria do uso do serviço. Eu tenho meu cartão, mas nunca me dei ao trabalho de cadastrá-lo, por que não vi vantagem em fazer isso.

Aliás, não achei no site as vantagens de cadastrar o cartão, mas minha empregada me avisou que ela precisa se cadastrar para ter os benfícios de uso do cartão em trem, metrô e ônibus. Informaram ela errado na SPTrans, claro. O cadastro só serve para que você consiga recuperar seu crédito em caso de roubo ou furto.

Conte para os amigos!