Os arapongas do tablóide inglês

O assunto do momento aqui na Inglaterra é o esquema de grampos montados pelo pessoal do tablóide News of the World. Arapongas, grampos, cala-bocas milionários e muita corrupção temperam essa trama.

Não, peraí. É mais complexo. Eles contrataram detetives particulares que montaram os grampos em várias pessoas famosas: atores, músicos, políticos e esportistas. Mais de 3000 VIPs (!!!). Além de grampos, investigavam contas gastos e outras informações pessoais que não tinham nada que saber.

Mas fica pior. Quando alguns casos foram descobertos, os executivos do NotW simplesmente pagaram fortunas em acordos extra-judiciais pras pessoas ficarem caladas.

Mais, mais. O jornal pertence ao Rupert Murdoch. O magnata das comunicações, dono da Fox e do Wall Street Journal. Então surgem suspeitas de que Murdoch poderia usar essas informações de forma duvidosa.

A coisa não pára de feder. Um dos ex-editores do NotW é assessor do líder do partido conservador, David Cameron. Vários dos casos aconteceram quando ele dirigia o jornal. Cameron se recusa, por enquanto, a demiti-lo.

Pois é. Diante da concorrência acirrada no mundo dos tablóides que cobrem a vida de celebridadas, a saída deles foi… doping. Será que tem mais gente usando essas táticas sujas por aí?

Conte para os amigos!