Humilhante: Dan and Dave Buck

O mundo da mágica sempre teve grandes manipuladores de cartas com movimentos incríveis. Mas nunca houve ninguém como Dan e Dave Buck. Eles são irmãos gêmeos, dois moleques, e o que eles fazem com as cartas é absolutamente inacreditável.

Ontem, por apenas £10 eu pude curtir duas horas de seminário deles ao vivo. E os caras são realmente impressionantes. EU estava ali na primeira fila vendo os movimentos a pouco mais de um ou dois metros e com ângulos desfavoráveis e ainda assim era tudo… mágico. Aí, eles páram e mostram o movimento em “câmera lenta” e você não acredita que eles fizeram aquilo tudo numa fração de segundos.

Mais interessante é que todos os movimentos são releituras de clássicos. Eles vão citando o tempo todo de onde veio cada rotina (como bons nerds, dizem até a página do livro), mas sempre adicionam um toque especial, um refino. Bom, é isso que se espera deles.

O ponto desfavorável do nível absurdo deles é que a platéia não consegue acompanhá-los. Sério. Um monte de mágicos profissionais e amadores na sala simplesmente não consegue repetir a maior parte dos movimentos. Mesmo os mais simples. Em princípio, isso é compreensível, porque cada movimento requer prática mesmo. Você vê como é ali e vai pra casa passar duas semanas treinando aquela rotina até sua mão entender como se faz aquilo. Um dia, do nada, você entende. A coisa fica natural e você mal consegue explicar por quê.

Mas ali, fora eu que sou bem fraquinho nesses movimentos absurdos, eu esperava mais fãs dos Buck que tivessem visto os DVDs e usassem o encontro para tirar dúvidas e tietar. Parece que havia mais gente na minha liga do que eu imaginava.

Uma outra coisa interessante é que muita gente despreza os dois como se eles fossem meros malabaristas em vez de mágicos. Bobagem. Intriga. O que eles fazem é impressionante. Fazer uma carta mudar diante dos seus olhos, a um metro de distância, é um negócio impressionante. Não é uma carta especial. Não é um maço de cartas trucado. É instantâneo. É uma das coisas mais próximas de mágica de verdade que você vai experimentar.

Conte para os amigos!