Para quem curte mágica

Ok. Vamos dizer que você curte mágica. Você pode estar em um de dois grupos: os que adoram ver shows de mágica e os que querem praticar mágica.

São dois grupos beeem diferentes. Os dois gostam de saber os segredos por trás de cada ilusão (ou efeito, ou truque, cada um hoje chama do jeito que quer), mas as motivações e o efeito de cada descoberta são também completamente diversos.

No grupo 1, você curte um show e quer saber como aquilo foi feito apenas pela sua sede natural de conhecimento. Você faz uma busca no google ou acha um tutorial no You Tube e pimba, tudo se resolve.

Mas para quem curte mesmo o assunto, a coisa começa onde termina para o grupo 1. Porque saber o segredo de como é feito é só o começo da jornada de dominar aquela técnica.

Fazer truques com maços de cartas modificados é fácil. Mas os verdadeiros artistas dos truques de cartas e moedas fazem movimentos sutis com suas mãos que são difíceis de dominar. Requerem muito treino e ensaio. Como tudo mais que requer habilidade, mágica envolve trabalho duro.

Imagine David Copperfield ensaiando por meses para o sensacional número em que voa no palco. Aquilo é dificílimo. Os fios usados são só parte da equação. Há um trabalho físico enorme envolvido para que David consiga fazer aqueles movimentos naturais e tire a sensação de que o peso está concentrado nesse ou naquele ponto. Provavelmente ele não consegue repetir esse truque hoje, mais velho e visivelmente mais gordo. Pelo menos não usando a mesma técnica.

Estudar mágica hoje é muito mais fácil do que no passado. Há uma enorme quantidade de DVDs cobrindo todos os detalhes. Eles ensinam você a segurar um maço de cartas a controlar uma moeda, a fazer mentalismo. Tudo explicado tintim pot tintim com direito a pause, FF e REW. Antes, era tudo feito na base do boca a boca e de livros com ilustrações muitas vezes canhestras. QUando havia ilustrações.

Mas tem um efeito colateral. Você vê um truque legal no You Tube e, pelas palavras-chave, já aparece, assim que o truque acaba, um outro vídeo explicando aquele mesmo truque. É como se, ao final de cada rotina, o mágico parasse tudo pra ter explicar como foi que ele fez aquilo.

E aí está um componente bem interessante da psiquê do mágico. Existem milhares de livros e DVDs sobre o assunto. Todo truque é exposto de alguma forma. Mas o que se espera é que quem entra em contato com essas informações esteja interessado em realmente aprender como se faz para levar a arte um passo a frente. Não é ficar irritado simplesmente com a revelação. Ela é inevitável. É ficar irritado com a gratuidade, com a satisfação de uma não-necessidade, um capricho quase infantil que só faz estragar a graça. A informação não é secreta. Basta entrar num dos milhares de websites, na wikipedia, no You Tube, nas lojas de truques e comprar o que você quiser. Tudo disponível para quem quiser ler ou pagar.

Eu vou abrir uma sub-página aqui para falar das minhas pesquisas sobre mágica. Vou colocar uma bibliografia bacana e falar dos vídeos e sites interessantes. Fiquei impressionado com a falta de informação em português sobre o assunto. Enquanto aqui a riqueza de informação e de recursos é infindável. Basta ter dinheiro e paciência e você pode ter contato com truques de todos os níveis de complexidade, cartas de primeira qualidade e lindíssimas. Muitos DVDs e cursos fantásticos.

No Brasil, como sempre, achei pouca coisa e muita pirataria. Um dos fabricantes, por exemplo, teve a cara de pau de copiar um efeito de Jay Sankey (que já nem era lá muito original), traduzir o nome diretamente (Prediction Impossible virou Impossível Previsão, ai) e, na hora da loja online demonstrar o truque, usou o vídeo feito pelo próprio Sankey para promover o produto original!!!! É comum os fabricantes criarem seus produtos em cima de efeitos clássicos, usando certos princípios básicos. Mas copiar assim é muito feio.

Aqui, por apenas £10 (R$ 38) você pode participar de um seminário de duas horas com os irmãos Buck, dois dos melhores manipuladores de cartas do mundo. Com £60 libras (R$ 210), você tem acesso a caixa tripla com o curso completo deles, algo em torno de oito horas de tutoriais detalhados.

E, não vamos ser inocentes. A palavra magician colocada nos principais sites de torrents, te oferece uma tonelada de rips de DVDs e tutoriais. Mas vou tentat cortar caminho e te falar do que de melhor eu andei vendo.

Conte para os amigos!