Pesadelo Orwelliano

A Inglaterra tem sido boa pra mim. Vamos e convenhamos que o inverno ainda não chegou. Que os dias ainda amanhecem seis da manhã e escurecem seis da tarde. Que até que choveu pouco.

Mas o que me impressiona aqui é a forma como o governo é invasivo. Como não tem vergonha de te filmar em todos os cantos e tenta avançar sobre seus dados de navegação na internet e tudo mais que puder.

(na verdade, eu acho que o sistema de circuito fechado de TV, se usado de forma inteligente, com uma legislação draconiana na proteção da privacidade do cidadão pode ser útil. Afinal, ter o video de um lugar no qual um crime aconteceu dois dias atrás é quase como voltar no tempo e presenciar tudo, com provas que definem a condenação de um assassino. Para isso funcionar, seria necessário que os vídeos só pudessem ser vistos se um crime for cometido e exigir a averiguação de um álibi, por exemplo. Mas isso vale outro texto…)

No meio disso tudo, com essa atitude supersaudável, não fiquei surpreso com esse anúncio horrível, que me ecoou na caixola com aquela frase “Resistir é INútil” de um dos filmes do Star Trek: Next Generation. O dos Borgs, acho queo nono da série.

Conte para os amigos!