O mito dos Macs (atualizado)

Adoro meu MacBook preto.

É pequeno e potente. É leve. É bom de carregar. O som é bem razoável. O monitor é bom. Tem um HD de 250 giga. Funciona que é uma beleza. A Apple tem uma linha pequena de máquinas que sofre upgrades anuais. Isso significa que os problemas técnicos são mais fáceis de resolver. O sistema operacional sabe que vai trabalhar com uma quantidade limitada e determinada de periféricos e acessórios.

Mas está longe de ser perfeito. Apesar de tudo que dizem os fanáticos pela maçã, essa porcaria dá defeito e te surpreende. E tudo é caro. E o que são aqueles carinhas frescos de camisetinha azul que te tratam como um idiota nas Apple Stores? Ai, ai.

Bom. Tudo isso porque, como parte do meu projeto de mestrado, comprei uma câmera HD: a Canon HS100. É show de bola. Pequena, usa cartão de memória para gravar os clipes, tem entrada de microfone e headphone, modo de gravação a 24 quadros por segundo e mais um monte de features sensacionais. É, ao lado das outras Canons HV20 e HV30, uma das estrelas da Amazon e da B&H. Show de bola, né?

É. Se você não tiver um MacBook. E se você não se chamar Alexandre Maron.

Pois não é que meu IMovie e meu Final Cut se recusam completamente a reconhecer a câmera? O cartão? O sistema de arquivos?

Lá fui eu pros foruns. Veja bem. Não sou um expert em Mac, longe disso. Mas uso PC há muitos, muitos, muitos anos. Sempre tive o costume de me virar sozinho. Peço ajuda em fóruns por aí e sempre dou um jeito de resolver os problemas nos meus gadgets. Mas desta vez… Caramba. Horas e horas e horas. Maca da Varig e nada. 20 reais. Babado certo! Nada.

Cinco da matina. Frustrado, cansado. Desisti. Fui na Apple da Regent Street com a câmera, cartão, leitor. Coloquei lá e tudo funcionou direitinho, como era de se esperar. O problema é no meu MacBook.

Neste momento, estou fazendo um megabackup do meu HD e me preparando pra reinstalar tudo. Provavemente, em algum momento, eu instalei alguma coisa que estragou algum negócio na rebimboca da parafuseta digital do meu notebook. Como resultado, não consigo usufruir de uma das melhores câmeras do mercado junto com um dos mais versáteis editor de vídeo do mundo. Deseje-me sorte na reinstalação. Espero que tudo funcione depois disso e eu possa, novamente, falar com o mundo…

Atualização: Sinto dizer, mas a reinstalação não funcionou. La fui eu para a Apple Store falar com um daqueles, arram, gênios (é, eles ficam no Genius Bar, dentro da loja, resolvendo problemas). Mas, oops, apesar dos Macs serem fodões e não darem problema, o bar estava lotado. Ninguém podia me atender hoje, nem vai poder amanhã, muito menos na segunda… Marquei uma “consulta” para quarta, 10 da manhã.

Fala sério. Onde eu fui me meter?

Conte para os amigos!