A força da multidão (atualizado)

Spore foi lançado com uma campanha mundial. É um jogo esperado e intensamente elogiado pela crítica especializada. Mas, tem sempre um más. A Eletronic Arts optou por lançar o jogo com um DRM que limita o número de instalações e obriga você a validar o jogo via internet na hora de iniciar cada sessão.

Resultado: uma avalanche de protestos. Na Amazon, a maior loja online do mundo, isso fez com que as 99 resenhas elogiosas, dando quatro ou cinco estrelas ao jogo, desaparecessem esmagadas por 2.014 dando uma ou duas estrelas e reclamando do DRM. É um voto de protesto que nada tem a ver com a qualidade do jogo. Mas que, certamente, influenciou milhares de pessoas que chegavam na Amazon meio na dúvida sobre a compra.

Não sei ainda se o movimento foi coordenado. Se houve um chamado às armas. Mas o fato é que há um protesto armado. A Eletronic Arts, que enfrente problemas financeiros, que se cuide. A fúria dos clientes é algo difícil de aplacar…

Atualização: Por incrível que pareça, as resenhas negativas desapareceram por algumas horas do servidor da Amazon, como reporta o Ars Technica. Mas já voltaram. A direção da empresa diz que tudo aconteceu por conta de um problema técnico.

Conte para os amigos!