O melhor filme de super-herói de todos os tempos

Hoje Batman – O Cavaleiro das Trevas chega aos cinemas, depois de sei lá quantas pré-estréias para convidados, blogueiros, médicos, advogados, vendedores de pipoca, you name it.

Tem resenha demais por aí, então vou ser sucinto e enumerar o que eu achei que vale destacar:

1. A música. Ótima, tensa, onipresente. Ela está lá o tempo todo te arrepiando, criando uma atmosfera de pesadelo
2. O roteiro de estrutura meio fora do padrão. Quando você acha que sabe pra onde o filme está indo, vem uma bola de efeito e te joga em outra direção.
3. Heath Ledger merece cada segundo, byte, centímetro de destaque, mas o elenco todo é ótimo. Do goleiro ao ponta esquerda. Há um monte de atores legais em papéis grandes ou pequenos.
4. Campanha viral sem precedentes. Nesse ponto, a Warner foi genial. Entendeu o tipo de espectador e criou uma estratégia de divulgação que torna o filme onipresente. Só se fala em Batman. Se o filme flopasse (não vai), seria uma decepção completamente incompreensível.

Ah. Tem pontos fracos. São pontuais:

1. Achei legal a idéia de que o Batman distorce a voz, como parte de seu disfarce e para assustar os malfeitores. Hum, boa idéia quando ele apenas tem que dizer frases de efeitos que vão assustar vilões supersticiosos. Mas um desastre quando ele precisa se engajar em algum diálogo. Aí, meu filho, não tem jeito. Me dá vontade de rir.
2. Longo demais. Você sente que algo saiu do trilho lá por volta de 125 minutos de projeção. No entanto, depois, quando o filme se solidifica na sua cabeça, isso é menos incômodo.
3. Não me incomodo com coisas malucas como o Batman saindo misteriosamente de lugares onde sair misteriosamente seria impossível. Mas nesse filme há momentos, sempre com o Coringa no centro, que são furados demais. Como ele consegue explodir a delegacia estando dentro e sai ileso? Como diabos ele soube que as duas barcas teriam aquela divisão perfeita entre civis inocentes e presidiários? E pior: a logística de instalar explosivos ali…
4. O final tem diálogos horríveis e uma sequência com o Batman correndo dos policiais que parece tirada de um filme amador. Ai, ai…

Deve ter mais. Se eu lembrar, vou adicionando aqui. :)

Conte para os amigos!