A melhor capa dos últimos tempos da última semana

A Aner é o órgão máximo do mercado de revistas brasileiro. Em seu aniversário de 20 anos, resolver fazer uma eleição das 20 melhores capas das últimas duas décadas. Participaram 29 editoras, que enviaram 149 capas para uma comissão julgadora. Ontem, sábado, eles divulgaram as escolhidas e a capa da MONET 34, de janeiro de 2006, é uma delas.

A foto usada é uma imagem inédita registrada pelo fotógrafo brasileiro Roberto Frankenberg em um corredor de hotel. A imagem foi usada pela Premiere francesa. Eu descobri o cara porque as imagens que estávamos encontrando nas agências eram muito fracas e eu queria alguma coisa especial.

O normal seria usar a imagem, que era ótima sozinha, na capa. Sem invenções. Mas o editor de arte da revista o Biah Schmidt, sugeriu que colocássemos um meio-rosto. Adorei a idéia, porque com um cara como Tom Hanks, que tem um rosto conhecido mundialmente, fazer isso não é problema. A estranheza que causa na banca ajudaria a chamar a atenção de qualquer pessoa.

A capa criada pelo Biah colocou a MONET, uma revista de apenas três anos, que sofre o preconceito de ser um guia de programação, na história das revistas brasileiras. Convenhamos que não é nada mal…

Conte para os amigos!